segunda-feira, setembro 1

Procure a verdade...


"...Se alguém de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus - que a todos dá liberalmente, com simplicidade e sem recriminação - e ser-lhe-á dada..." (Tiag 1, 5)

Esse daí eu não pedi para Deus não, pedi para o Submarino (rs).




Mistérios da Bíblia: Recomendo a todos. São 3 DVDs, produzidos pela BBC, que mostram a situação política, econômica e cultural na época do antigo testamento (de Golias até David) e do novo testamento (com ênfase em Caifás, Pôncio Pilatos e Herodes).

Lembro-me que estes DVDs foram o pontapé inicial para os meus questionamentos acerca da veracidade das informações contidas na bíblia e que me impulsionaram para pesquisas mais profundas envolvendo a história e personagens do cristianismo. Um "must-have" para aquele que quer se iniciar na pesquisa histórica\cultural do cristianismo.

Já tem 3 anos que não os assisto mais (muito antes do polêmico livro "O Código da Vinci") e nessa época estes DVD's já causavam polêmica (tanto para os evangelicos quanto para os católicos), com a diferença que esse não é ficção.

O que mais me impressionou na série foi o capítulo sobre Maria Madalena e o seu evangelho. Maria Madalena chegou a ser considerada um dos apóstolo de Jesus e sua pregação era até mais importante que a pregação de Pedro e os outros 11 apóstolos, mas, contudo, com a sociedade extremamente machista da época*, sua pregação e fama - assim como seu evangelho - foi abafada por homens de poder dentro da igreja que não poderiam admitir mulheres "mandando" e, assim, a partir do século VI, Maria Madalena foi rebaixada a "prostituta arrependida" pela Igreja Católica.

Enfim, vejam ou loquem. É um ótimo documentário. E como já dizia Jesus:
"Conhecereis a verdade, e ela vos livrarás" (João 8,32)
Amém.
*outra possibilidade: seria culpa da pregação de Paulo que pede o silêncio das mulheres em I Coríntios 14,34?

1 reflexões:

Unknown disse...

rapaz, sou obrigado a lhe parabenizar!
Bom, a base da minha religião (A igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias) é baseada nesta passagem de Thiago que vc citou.
Mas isso não vem a caso.
Bom, comentando sobre esses DVD's que falsta, acho que já vi o documentário referente no "The History Channel", canal bastante esclarecedor da tv à cabo.
E sim, Maria Madalena tinha uma importância bastante destacada dentro do grupo de apóstolos e foi preterida pelos compiladores da bíblia devido a puro preconceito.
Mas, e o fato de ela ser a provável esposa de cristo?
Suponho que falará sobre isso a posteriori, mas não consigo deixar de comentar pois, Cristo fora chamado de Rabi quando este ensinava no templo.
Ora, àquela época para ser nomeado rabi (unica forma de alguém ser chamado de rabi era possuindo o status, e nunca como forma de tratamento corriqueiro) tinha-se como caminho única o casamento.
Por este motivo, além de outtras pistas menos gritantes constantes do texto da bíblia, acredita-se que Jesus fosse casado e, sendo mais específico, esse enlace haver-se-ia feito com Maria Madelena.
Por este motivo, e por ser a que mais assimilava seus ensinamentos, além de passá-los com mais sabedorias, Maria Madalena era uma das mais importantes do grupo, se não a seguidora de maior status de Jesus Cristo..
Mais uma bens, parabéns pelos seus estudos! :D