quinta-feira, novembro 20

Texto para leitura: Vinho é bebida sagrada

A bebida divina (Revista Adega)

Vale a pena! Confiram! E o mais interessante foi que através dela eu descobri uma das razões do porque que igrejas pentecostais afirmam veementemente que o vinho que Jesus tomava era suco de uva:


"Em 1820, foi provada a existência de álcool no vinho. Até então acreditava-se que os fermentados continham elementos do álcool, mas não o álcool em si, que estaria presente apenas nas bebidas destiladas. Esta descoberta, aliada ao reconhecimento, em 1849, do alcoolismo como doença, fez parte de um processo que culminou na Lei Seca dos Estados Unidos, assinada em 1920. O vinho e a Igreja protagonizaram vários capítulos da alcoolofobia, que se instalou no território norteamericano. Proibicionistas chegaram ao cúmulo de manipular a Bíblia. Professores da universidade de Yale e a YMCA (Young Men Christian Association) publicaram uma versão do livro sagrado onde todas as ocorrências da palavra "vinho" foram substituídas pela palavra "uva". No mínimo, um pecado."

E termino com mais um trecho do texto que é, no mínimo, inspirador:

Relatado por Goethe, um sermão de um bispo de Mainz (Alemanha) merece louvor: "Que aquele que ao terceiro cálice, sente turvar-se a razão, se fique pelos dois cálices, se não quer ofender a Deus e ser desprezado pelo próximo; mas aquele que, depois de ter bebido cinco ou seis cálices, fica em estado de fazer o seu trabalho e obedecer às ordens de seus superiores eclesiásticos e seculares, que esse absorva humildemente e com reconhecimento a parte que Deus lhe permitiu tomar. Que cuide bem, todavia, de não passar o limite de seis medidas, pois é raro que a bondade infinita do Senhor conceda a um dos seus filhos o favor que em boa hora concedeu a mim, seu servo indigno. Bebo oito cálices de vinho por dia e nenhum de vós poderá dizer que alguma vez me viu entregue a injusta cólera, injuriar meus pais ou meus conhecidos... Que cada um de vós, meus irmãos, fortifique, pois, o corpo e rejubile o espírito com a quantidade de vinho que a bondade divina lhe permitiu absorver". Amém.

0 reflexões: