sábado, março 13

"Dar a outra face" não é deixar-se ser humilhado

"Ouvistes que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao homem mau; antes, àquele que te fere na face direita oferece-lhe também a esquerda; e àquele que quer pleitear contigo, para tomar-te a túnica, deixa-lhe também o manto...[...]"
(Mateus 5, 38)


- Não dê bola.

- O que disse?

-Exatamente. Não dê bola. Oferecer a outra face quando te ferem em uma, significa que você está pouco se importando se alguém te ofendeu.

- Pensei que esse versículo dizia que o cristão, que é humilde, deixa-se humilhar pelos outros.

- Não. Esse não é o significado de humildade. Humildade é não sentir-se melhor que os outros. É admitir que todos somos iguais, únicos e insubstituíveis dentro de seu próprio mundo. O engenheiro não é melhor que o peão, apenas tem mais conhecimento, mas ambos possuem uma função na vida, um propósito no mundo, que ninguém pode tomar parte. Todos nós amamos, compartilhamos das alegrias, das tristezas, sorrimos, choramos. Não choramos melhor que ninguém, não amamos melhor que ninguém. Não podemos nos comparar a outras pessoas, você é o que é, nem melhor, nem pior. A vida de cada um é insubstituível. Aceitar isso...isso é humildade.

- Entendo.

- Então você achava mesmo que humildade é se submeter aos outros, como "dar a outra face"?

- Sim.

- Se fosse assim, Jesus não brigaria com os fariseus. Eles o humilhavam, no entanto, Jesus tinha sempre uma resposta pronta para dar-lhes. Jesus não se deixava humilhar. Pelo contrário, ele reagia às coisas que ele não concordava. Veja o exemplo de quando ele expulsou os vendedores do templo. Ele fez uma baita confusão. Ele não deu "a outra face".

- É verdade.

- Vou te contar uma história. Você conhece Ghandi? O líder indiano que defendeu e libertou a Índia do imperialismo britânico através do princípio da não-agressão?

- Sim. E que mesmo assim, centenas de pessoas morreram sem mesmo ter uma arma na mão.

- Foi muito triste. No entanto, Ghandi, pelo fim da vida, foi interrogado se havia perdoado todas as ofensas que recebera da parte de seus ofensores. E sabe o que ele disse?

- Não.

- "Nada tenho que perdoar, porque nunca ninguém me ofendeu".

- Isso que é uma perfeita inofendibilidade.

- Mais que isso. Isso é estar para além da vingança e perdoamento. Se você tem que perdoar alguém, é porque se sentiu ofendido. Enquanto nos sentirmos ofendidos, estamos alimentando nosso ego humano, nos carregando com sentimentos ruins. Jesus não disse: "Vós sois a luz do mundo?" Então seja luz, livre-se das sombras. É por isso que quando te ferem em uma face...

- Você oferece a outra........ou seja, não se importe.

- Isso. "Não resistais ao homem mau", aquele que quer te ofender, te humilhar. Não resista a ele. Do contrário estará se rebaixando ao seu nível. Foi o que Ghandi fez.

- Mas quando perdoamos não nos livramos das sombras?

- De certo modo. Quando perguntado quantas vezes devemos perdoar, Jesus responde "setenta vezes sete". Ou seja, sempre. Mas antes disso, nos sujeitamos ao sentimento negativo, que é o de se sentir ofendido. Isso nos dá brechas para pensar em vingança.

- Compreendo. Por isso temos que ser humildes.

- O que humildade tem a ver?

- Você não disse que ser humilde é não se sentir melhor que ninguém?

- Sim.

- Pois quando nos sentimos melhor que outros, alimentamos o nosso ego humano. E quanto mais o alimentarmos, mais estaremos propensos a nos sentir ofendidos. Pois qualquer ataque ferirá o nosso ego.

- Vejo que entendeu muito bem a relação.

- No entanto, devemos reagir contra a injustiça, contra coisas que não concordamos, assim como Jesus não concordava com os fariseus e os enfrentava.

- Muito bem.

- Só mais uma última coisinha. Antes de morrer na cruz, Jesus olhou para os céus e disse: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem". Por que Jesus perdoou os homens que lhe fizeram mal? Ele se sentiu ofendido? Segundo nossa conversa, ele não poderia se sentir ofendido.

- E quem disse que ele se sentiu ofendido? Veja bem que Jesus passa a responsabilidade do perdoamento para Deus Pai. Assim como Ghandi, Jesus não tinha nada para perdoar porque ele não se ofendeu. Jesus ficou triste com os crimes cometidos por seus inimigos. De fato, eles cometeram o pior pecado que poderiam cometer. No entanto, ele pediu a Deus Pai para que pudessem perdoá-los, como se tivesse com medo que Deus tivesse se ofendido. É como se o seu filho pequeno tivesse chegado em casa, todo machucado pois bateram nele na escola, e te dito: "Fica tranquilo pai, só quero que desculpe meu amigo que me bateu." Cristo sentia em si a dor do próximo, mesmo este próximo sendo seu inimigo e lhe fazendo mal. Ele se preocupava com o fato de seu inimigo estar se afastando de Deus.

- Creio que minhas dúvidas tenham sido respondidas. Obrigado.

5 reflexões:

Anônimo disse...

Bravo, acho que vc foi no âmago da questão, mas é difícil seguir esta verdade.

~Makoto disse...

Difícil, mas não impossivel.

Renan Pedroso Batista disse...

Lindíssima postagem.

Digna de CTRL C para a minha pasta de textos a serem relidos.

Mesmo quando Cristo fala do perdão, ele implica que o mesmo é uma manifestação de suprema humildade.

Uma das maiores demonstrações disso é a oração do Pai Nosso, em que Jesus conecta o perdão que recebemos de Deus com o perdão que damos ao próximo.

Ele chega a explicitamente destacar que nossos pecados não serão perdoados se não perdoarmos ao próximo.

O neófito na fé fica confuso: ora, mas o perdão de meus pecados não reside unicamente na graça de Deus? Por que é que eu preciso fazer uma ação, isto é, perdoar meu próximo, para ser perdoado?

A resposta a essa dúvida ingênua é simples: se tu rejeitas perdão ao teu próximo, que é igual a ti, tu estás automaticamente considerando-te igualmente indigno de perdão.

Malu disse...

Agradeço a Deus por esse post, eu estava mordendo a isca das ofensas e tendo problemas com isso. Vou me policiar e buscar mais a Deus pra que eu possa mudar de atitude. Parabéns pelo post e que Deus continue te dando inspiração para continuar escrevendo.

Anônimo disse...

Excelente!