domingo, junho 20

Como seremos julgados? - Parte 1




"Luiz, eu não vou pro céu não. Eu não faço mal a ninguém, mas também não faço bem. Eu gostaria de fazer bem com 'b' maiúsculo: de largar o emprego, os estudos, e tirar alguém da pobreza, ajudar um idoso, sei lá. Estou falando de me entregar. Assim eu não vou pro céu não."


Essa foi uma preocupação real de um amigo meu, de família católica, quando ele tinha 19 anos (e eu 20). De fato, uma preocupação tipicamente católica. Eu lhe respondi perguntando:

"O que é fazer bem? Para mim, fazer bem é agir de bom grado com as pessoas, servir de exemplo para outros e ajudá-los sempre que necessário ou quando a situação convém. Somos assim porque somos cristãos. Não podemos parar nosso trabalho, nossos estudos, nosso ganha-pão, pois isso também é um plano de Deus para nossas vidas; nos mostrando que nunca podemos nos esquecer Dele e que, o que fazemos, fazemos em nome Dele. Acho que é isso o que Ele quer. Você é uma boa pessoa e pode ter certeza que será um exemplo cristão para várias outras."

Enfim, como seremos julgados diante de Deus?

Nessa época, eu não costumava ler a bíblia como hoje em dia. Mas eu não estava muito errado. Lendo a bíblia nessa semana me deparei com um trecho que diz, realmente, que a indiferença, a "vista grossa" diante da necessidade dos outros, pode te tirar do plano de salvação; e fazer o bem, seja com atitudes, comportamentos, dando o exemplo e ajudando as pessoas mesmo que elas não peçam, te colocarão ao alcance da vida eterna.

Apresento aos leitores do blog o início de uma série de estudos que estou fazendo para responder à pergunta do tópico. E para justificar as minhas afirmações acima, retirei um trecho de Mateus 25:

Quando o Filho do Homem vier em sua glória e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória. E serão reunidas em sua presença todas as nações e ele separará os homens uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos bodes, e porá as ovelhas à sua direita: "Vinde, benditos de meu Pai, recebei por herança o Reino preparado para vós desde a fundação do mundo. Pois tive fome e me destes de comer. Tive sede e me destes de beber. Era forasteiro e me acolhestes. Estive nu e me vestistes, doente e me visitastes, preso e viestes ver-me'. Então os justos lhe responderão: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome e te alimentamos, com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos forasteiro e te recolhemos ou nu e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te ver?' Ao que lhes responderá o rei: 'Em verdade vos digo: cada vez que o fizestes a um desses meus irmão mais pequeninos, a mim o fizestes'. Em seguida, dirá aos que estiverem à sua esquerda: 'Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno preparado para o diabo e para os seus anjos. Porque tive fome e não me destes de comer. Tive sede e não me destes de beber. Fui forasteiro e não me recolhestes. Estive nu e não me vestistes, doente e preso, e não me visitastes'. Então, também eles responderão: 'Senhor, quando é que te vimos com fome ou com sede, forasteiro ou nu, doente ou preso e não te socorremos?' E ele responderá com estas palavras: 'Em verdade vos digo: todas as vezes que o deixastes de fazer a um desses mais pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer'. E irão estes para o castigo eterno enquanto os justos irão para a vida eterna".
(Mateus 25, 31-46)

1 reflexões:

vitoria disse...

DEUS e mais do que o cristianismo eu nem sei o que e isso mas as coisas que vc fala nele ja diz tudo ne DEUS merece mais do que a palavra de um sem fé deus ama a cada um de nos mas o que fazemos primcipalment não temos fé nele e eu sei que vc não tem porque se tivesse não teria coragem de por isso num blog DEUS e mais que um ser diferente DEUS e tudo na nossas vidas acredite nele!!!