quarta-feira, outubro 17

O polêmico uso de imagens nas igrejas

Pietà de Michelangelo

Não só os protestantes são contra o uso de imagens nas igrejas, os muçulmanos também são (Maomé não é representado de maneira alguma). Está escrito em Êxodo 20,4: "Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra". Os católicos, pelo contrário, parecem contrariar este versículo da bíblia. O que muitos não sabem é que houve um período que a Igreja Católica repugnou as imagens religiosas, que o ódio a elas se chama "iconoclasmo" e que seus odiadores têm nome: ICONOCLASTAS. Se você é contra imagens dentro de igreja, parabéns, você pode se chamar de iconoclasta.

Bom, estou voltando ao blog depois de muito tempo sem postar nada. Quando foi a última vez? Nem me lembro mais. Não prometo que vou continuar postando continuamente, mas volta e meia devo aparecer com algo novo.

Pois bem, o problema do versículo do Êxodo é que desde o início do cristianismo ele foi desrespeitado. As primeiras gravuras religiosas cristãs datam de antes da fundação da Igreja Católica. E verdade seja dita, seguindo a lógica, qualquer gravura de Jesus, sendo Jesus também Deus, seria uma figura de Deus e se tornaria uma heresia, afinal segundo o Êxodo "não farás para ti [...] figura alguma...".

Ok. Vamos aos fatos: Mas, como ninguém percebeu isso?

Perceberam sim. Quase 800 anos depois do início do cristianismo (mais precisamente no ano 787), o uso de imagens foi oficialmente condenado no terceiro Concílio de Niceia. A condenação oficial teve suas raízes 5 décadas antes com o imperador bizantino Leão III,o Isáurico, muito provavelmente pelo forte contato dele com os muçulmanos na época. Porém, ao mesmo tempo, tínhamos quase 800 anos de esculturas e gravuras religiosas. Esculpir e pintar ícones religiosos já era uma tradição secular dentro da igreja.

Acontece que o iconoclasmo remete ao maniqueísmo. Vou explicar: as gravuras e esculturas remetem à matéria e a matéria não faz parte do mundo espiritual. Para entender melhor, é só se perguntar: como pão e vinho podem dar graça puramente espiritual àqueles que os recebem? Para os maniqueus, tudo que é matéria pertence ao reino da maldade, e tudo que vem do espírito ao da bondade. Então, os maniqueus se recusam a aceitar que o pão e o vinho sejam consagrados. E ao mesmo tempo para eles, gravuras e esculturas dentro da igreja são consideradas coisas más, não condizentes com a realidade espiritual que supostamente se encontra lá. Um local que transcende bondade espiritual deve estar livre de coisas materiais, como esculturas. Certo?

Errado, pelo menos para São João Damasceno. Devido à ele, a condenação ao uso de imagens não foi pra frente.

São João Damasceno defendia a arte religiosa e dizia que Deus não se opõe à veneração de imagens. Tudo isso baseado em citações bíblicas e argumentos teológicos. Afinal, Deus não se fez matéria em Jesus? Não é matéria a tinta e as folhas do livro sagrado? Nós cristãos não adoramos a bíblia, mas o que ela representa?  Mas sem o material - as folhas e a tinta -, não conheceríamos o que é sagrado. S. João Damasceno disse o seguinte para os que odiavam as imagens:

"Injuriais a matéria e dizeis que não tem valor. O mesmo fazem os maniqueus, mas a Escritura divina proclama que ela é boa, porque diz Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom." (Gênesis 1, 31).

A verdade é que a Igreja Católica reverencia também a matéria, pois segundo os dizeres do próprio São João Damasceno em sua obra intitulada Apologia contra os que atacam as imagens divinas: "[..] Não cessarei de reverenciar a matéria através da qual se faz a minha salvação [...], portanto reverencio e respeito a matéria porque está impregnada da graça e energia divina."

O iconoclasmo foi abandonado em 843 e considerado heresia, e os fiéis católicos voltaram a criar os ícones de Cristo e dos santos. Eles alegraram-se tanto que foi criado um dia (Triunfo da Ortodoxia) para comemorar a vitória e o retorno à prática tradicional.

Posteriormente, 674 anos depois, Lutero retoma a heresia iconoclasta que perdura até hoje nas igrejas protestantes...

7 reflexões:

Anônimo disse...

"Então disse o Senhor a Moisés:...Farás um querubim numa extremidade e outro na outra..."
(Exodo 25:1...25:19)
Não estão as imagens como ordem de Deus?

Rafael da Silva Alves disse...

Olá amigos Cristãos

Sou católico, porém não sou condizente com imagens nas igrejas... pois o que foi dito no comentário anterior e no post como um todo considero correto...

Porém as imagens em si estão substituindo o lugar de Deus, levando os fiéis em sua maioria leigos a confusão e ao pecado involuntário e impensado da idolatria... mesmo que não o admitam, pois as imagens nos deveriam servir de referência de vidas honradas à Cristo para nos inspirar na vida cristã...

Devo admitir que vejo muitos "adorando" mesmo Maria pedindo a ela algo que ela como mulher humana (porém extremamente abençoada e honrada na sua santa fé) não possa dar...

E me pergunto: Se essas imagens levam à confusão, por que insistir nisso? não nos basta basicamente crermos em Jesus como único meio de salvação e nos arrependermos dos pecados? tudo o mais que nos leve a confusão deveria ser evitado...

Pois hoje em dia vemos tudo na igreja católica, menos o Cristocêntrismo, ou seja o foco no que realmente importa... Cristo é falado mas sem ênfase...

Ou seja se vc perguntar pra um católico como é que uma pessoa alcança a vida eterna? ela respondera varias coisas... porém muito pouco provavel a resposta seja de imediato: "Através da aceitação de Jesus como salvador e dependência dEle na fé e dos arrependimento dos pecados"

Que é o que Jesus pregava, em sumo nos evangelhos...

Braian Pavanelli disse...

Meu caro Rafael, infelizmente você é um dos que se dizem Católicos mas nem sabem o que realmente sua fé prega.
Maria sendo pintada ou reproduzida como Imagem não tem poder nenhum.
O Catolicismo prega a intercessão, não Maria como deusa. Ela como a pessoa humana de maior importância que já pisou na terra pois foi seu ventre o primeiro templo de nosso Senhor na Terra. Nosso Senhor não habitaria nunca em um vaso podre ou sujo.
Por isso digna de ser ouvida pelo seu filho na Terra que é Deus do Universo e junto com o Pai e o Espírito é cabeça de sua igreja, todos nós somos templos de Deus e membros do corpo de Cristo ou seja se Jesus é o único mediador ao pai e somos membros do corpo de Cristo, aqueles dignos membros podem interceder sim.
Quando se pede a Maria e se obtém uma graça, ela não foi feita por Maria mas sim por Deus.

Se você encontrar alguém que julgas estar adorando uma imagem converse com ela, pergunte se a imagem ou quem ela representa faz milagre. Se a pessoa afirmar que é a imagem que faz a graça então apenas explique-a como lhe expliquei! E terá aberto os olhos de mais um filho de Deus ao invés de julga-lo.

Talvez uma pessoa que nem as missas vai ou pessoas como você que se dizem católicas mas não conhecem a fé que expressa cometem este erro. Católico de verdade é de verdade e sabe dessas coisas. O Resto se diz por simples costume ou porque a avó é uma católica de verdade, isso não faz ninguém católico.

Deus proíbe que as imagens sejam postas como Ídolos, que assumam seu lugar ou que levem créditos por suas obras, isso Deus abomina e quando diz para não produzir imagens "do que está acima no céu" = deuses baseados em astros, "embaixo da terra" = Gaia, deuses do submundo ou qualquer criatura que se imagine existir e por fim "sobre a terra" = animais ou coisas que conhecemos divinificados assim como o bezerro de ouro no AT.

Que todos estudem e procurem se alimentar da palavra, a única diferença da Católica para as Protestantes é que temos a tempos a mesma palavra e em qualquer igreja católica que vá é a mesma palavra uma única verdade para 1bi de pessoas enquanto existem 200mil verdades protestantes.

Sou Católico Apostólico Romano, participante, crente e praticante.
E fique na Paz de Cristo!

Pax et Bonum!

Davi Santana disse...

A paz do nosso senhor Jesus Cristo!

Meu caro Braian, o que vc falou realmente tem coerência. se não fosse 99% de católicos leigos, e de maioria dos sacerdotes que não se importam e abrir os olhos dessas pobres almas. sendo assim cegos guias de cegos...que o senhor tenha misericórdia dessa multidão de vidas que estão, a contra gosto, sendo laçadas no abisbo...A nossa esperança é essa:
Onde abundou o pecado Superabundou a graça...

Fique na Paz!

Ass: Davi Santana

Aline disse...

Ótimo texto Faustine.
Concordo com o Davi, infelizmente existem muitas pessoas leigas q são levadas a prestar um culto/honra a qualquer santo de forma errônea, oremos para que todos os sacerdotes dessa terra ensinem a forma certa de honrar aos santos e que Deus abra o entendimento de todos para que venhamos guardar e praticar a santa palavra de Deus.
A Paz de Cristo.

Anônimo disse...

Boa Tarde!
Discordo de você Braian, ao invés de criticar o Rafael você disse coisas muito sem nexo... Na bíblia não diz que existe intercessor (santo) só existe um que foi santo de verdade e andou aqui na terra, JESUS! E somente o Espírito Santo que intercede por nós... Maria foi uma mulher maravilhosa, Deus a escolheu para dar a luz a seu filho unigênito, em nenhuma pate da bíblia li que maria era Santa e em nenhuma parte da bíblia diz que Nossa Senhora era mãe de Jesus... Os apóstolos eram pessoas escolhidas por Deus, pessoas, pecadores, podiam ter sim uma fida santificada mas não eram santos! As imagens são uma simbologia, mas isso não são passadas para as pessoas de forma adequada, existem diversas histórias que conhecemos que imagens frias e sem alma choram e diversos fieis vão lá para cultuarem e adorarem...Leiam Êxodo 32 e 33, onde Deus ordena a Moisés que escrevesse os dez mandamentos e as pessoas que haviam saído do Egito reúnem todo o outro derretem e fazem um bezerro onde eles cultuam e adoram a sua imagem... Leiam Também Deuteronomio 9... Se você acredita em Deus e o ama de todo o coração então você a bíblia, conhece a palavra de Deus e conhece os 10 mandamentos e todo o texto de Êxodo 20 que diz "não terás outros deuses diante de mim", " Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos."
Então meu amigo, se adorar imagens não é repreendido por Deus, então eu não sei ler e não conheço as sagradas escrituras!
Um abraço Jéssica

Aline disse...

Jéssica,
parece que vc tbm não tem muito conhecimento, vou te ajudar a entender o significado da palavra SANTO.
Santo = Separado
Ser santo significa a separação de uma pessoa dos costumes mundanos e de tudo aquilo que é contrário a vontade de Deus. A característica do santo é a obediência e a fidelidade a Deus. Dessa forma, a vida do santo reflete as virtudes ensinadas pelo Senhor em Sua Palavra. Nesse sentido, qualquer pessoa pode ser santa, não necessitando que seja perfeita (o que ninguém consegue ser) e nem que milagres aconteçam pelas suas mãos. A única exigência é a santidade estar presente em sua vida. Por isso, a Bíblia declara:

“pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento” (1Pe 1. 15)

A paz de Cristo